por volta dos seus 16 anos, magnonius sucatos patricius, ou melhor são patrício foi sequestrado de onde é a atual grã-bretanha e levado para um ilha chamada eire [ onde hoje é a irlanda ]. lá, foi escravo por seis anos, trabalhando como pastor. um dia, estava num barco, levando uns cães de caça, quando a embarcação foi atacada por vikings. mas não, são patrício não morreu! foi parar num mosteiro, onde ficou por um boom tempo, até se tornar um missionário, inclusive indicado para catequizar a ilha, que por si era pagã [ ou seja, cultuava deuses não-católicos ou não-monoteístas ].
acontece que o patricius era espertão, e usou uma artimanha pra botar todo mundo da ilha na fé católica: não impôs a cultura cristã, fundiu ela com as idéias celtas.
são patrício é então o santo padroreiro da irlanda, assim como a nossa senhora aparecida é no brasil. acontece que lá, ao contrario do [ estupidos ] brasileiros, no dia do santo eles enxem a cara cara pra vale, assim, de cair na vala e papapa.. é tipo, lei.
tá agora me pede, qq eu tenho a vê com isso?!
tem que o st. patrick’s day é mais uma desculpa pra enxe o caneco de cerveja, e eu, particularmente morrer de ódio pq eu não vou conseguir dormir essa noite, graças ao bar do lado da minha casa abeçoado com o nome do santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário